JUSTIFICATIVA:

 

JOSÉ CARLOS DE FREITAS, brasileiro, divorciado, escriturário, nascido no dia 09 de maio de 1942, na cidade de Guapiara/SP, filho de Pedro Raimundo de Freitas e Cecília Maria de Freitas.

 

Zé Freitinha, como era conhecido, passou sua infância e adolescência em sua terra natal, Guapiara, onde trabalhou na roça (agricultura) com seu pai, cultivando o milho, feijão, pimentão e tomate e, por último e por alguns anos, trabalhou como açougueiro, de propriedade do pai.

 

Pelos idos de 1970 mudou-se para Sorocaba. Aqui se casou, tendo 03 (três) filhos: Patrícia, Priscila e Júnior.

 

Adquiriu, através de financiamento, sua casa na Rua Dr. Tobias Avino, no Verde Vale (Central Parque), sua única propriedade que legou aos seus filhos como herança material, deixando outras, aquela que não se compra, mas que adquiriu como obra de berço

 

Seu primeiro emprego foi na Loja Eletroradiobrás, estabelecida na Rua Sete de Setembro, nesta cidade. Por volta de 1972 / 1973, passou a trabalhar como Secretário Administrativo do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba, o qual tinha sua sede na Rua São Bento, 190, no 4º andar, onde ficou até 1990.

 

A partir de então, passou a fazer serviço de despachante por conta própria, isto é, elaborava e encaminhava à Junta Comercial do Estado de São Paulo, contratos e suas alterações, bem como outros documentos destinados às diversas repartições públicas da capital, serviço esse que prestou aos Escritórios Contábeis até seus últimos dias.

 

Por volta de 1995 se divorciou de sua mulher, ficando com a guarda de seus 03 (três) filhos: Patrícia, Priscila e Júnior, todos em tenra idade, aos quais não foi somente o pai, mas também a mãe até que se casaram e constituíram suas famílias.

 

Assim levou sua vida pobre, mas aparentemente feliz. Foi um homem bom. Tudo o que era seu, também pertencia aos seus amigos, parentes e companheiros.

 

Em novembro de 2011 chegou o verdadeiro inverno em sua vida. Sentindo-se que não estava bem, ele mesmo procurou a Santa Casa para exames de rotina. Internaram-no e, ao final de 14º. (décimo quarto) dia, mais precisamente no dia 06 de dezembro de 2011, na presença de seus filhos e dos seus netos Milena, com 14 anos e, Léo com 8 anos, pediu a todos que o acompanhassem na oração que o Senhor nos ensinou e passou à história, deixando atrás de si apenas saudades daqueles a que amou e por quem foi muito amado.

 

Meus caríssimos pares, esta é a pequena e grande história de JOSÉ CARLOS DE FREITAS, o Zé Freitinha, ao qual pretendo, com a aprovação de V.Exas., perpetuar o seu nome numa via pública desta cidade que o recebeu de braços abertos e que ele soube retribuir.